Educação
Infantil I e II

BERÇÁRIO AO GRUPO V 

8.png

O trabalho pedagógico na Educação Infantil visa  o desenvolvimento de competências e habilidades, a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício do ensinar e aprender. Os conteúdos são orientados, não só em função de seu caráter científico, próprio de cada área, mas também com a dimensão sociocultural de cada um.

​A organização curricular para a Educação Infantil está de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular,  sendo estruturada em cinco campos de experiências:

O eu, o outro e o nós/ Corpo, gestos e movimentos/ Traços, sons, cores e formas/ Oralidade e escrita/ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

São considerados os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, garantindo a exploração dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que asseguram as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, construindo significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Considera-se o trabalho interdisciplinar como  primordial para a complementação do desenvolvimento de habilidades e competências nessa faixa etária, sendo explorados conteúdos experimentais como projetos e sequências didáticas, Educação Financeira, Educação Física, Língua inglesa, Inteligência Emocional, Atividades Maker, Meditação/relaxamento.

ED. INFANTIL.png